Como escrever um plano de negócios


Como escrever um plano de negócios


Se você é uma empresa estabelecida ou start-up, é importante ter um plano para ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Para tornar isso mais fácil, weve criou um guia de plano de negócios grátis e modelo.


Um plano de negócios descreve sua estratégia para os próximos dois anos. Ele pode ser usado para ajudar a apoiar um pedido de financiamento de negócios ou bolsas de negócios, ou poderia ser apenas para seu próprio uso como um roteiro para o crescimento do seu negócio. Ele explica seus objetivos e as ações necessárias para obter o seu pequeno negócio de onde ele está agora, para onde você quer que ele seja.


O processo de escrever o seu plano irá ajudá-lo a concentrar-se, cristalizar suas idéias e identificar prioridades, economizando tempo e esforço. Seu plano de negócios lhe dará um sentido claro de direção e uma referência que lhe permitirá medir o progresso.


Preparando conteúdo para seu plano


Mantenha seu plano o mais curto possível, pois os planos de negócios detalhados podem ser muito complicados de usar. Concentre-se nas informações que o leitor precisa saber. Deixar o detalhe mais fino para planos operacionais ou de marketing ou anexar informações como detalhes técnicos de um produto em um apêndice.


Envolva sua equipe


Envolva seus funcionários no processo de planejamento para obter suas idéias e seu buy-in para o plano. Isso ajudará você a construir uma equipe bem-sucedida e comprometida. O planejamento conjunto também identificará prioridades que fornecem indicadores úteis para medir o desempenho.


Seja realista


Mantenha seu plano de negócios realista. Por exemplo, as previsões de vendas irrealistas podem levar a um aumento das despesas gerais seguido de uma crise de fluxo de caixa prejudicial e drástica redução de custos. Ele também pode prejudicar a sua credibilidade, porque os credores e outras partes interessadas rapidamente ver através de planos otimistas que ignoram deficiências ou ameaças.


Seja profissional


Mesmo se seu plano é destinado apenas para uso interno, escrever e apresentá-lo como se o seu destinado a um estranho. Coloque uma capa no plano e inclua uma página de conteúdo, com numeração de página e seção.


Comece com um resumo dos principais pontos e finalidade do plano. Use gráficos se relevante, e inclua literatura comercial ou de produto como um apêndice.


Obtenha o plano de revisão de erros de clareza, ortografia e gramática e, em seguida, mostrar o plano para amigos e consultores de negócios para comentários sobre como melhorá-lo.


Detalhe seus negócios e produtos


Comece com um breve histórico do negócio. Quando ele começou a negociar e que progresso tem feito até agora? Quem era o dono do negócio originalmente? Qual é a estrutura de propriedade atual?


Descreva seu produto ou serviço sem usar o jargão técnico. Se necessário, você pode oferecer o detalhe técnico para as pessoas que querem saber mais em um apêndice ao plano.


Em geral, o que torna o seu produto ou serviço diferente? Que benefícios oferece? Quais são suas desvantagens? Como você planeja desenvolver o negócio?


Inclua seu mercado e concorrência


Esboce o seu mercado, clientes e outras empresas que você competir contra no mercado:


Seu mercado


Definir o mercado em que você vende e, em seguida, concentrar-se nos segmentos do mercado em que você competir. Quão grande é cada segmento de mercado? Qual é a sua quota de mercado? Quais são as tendências importantes, como o crescimento do mercado ou mudar os gostos e as razões por trás da tendência? Quais são os principais fatores que afetam cada segmento de mercado importante?


Seus clientes


Descreva a natureza ea distribuição de seus clientes existentes. Forneça um perfil de cliente típico para cada segmento de mercado que você segmenta, por exemplo, empresas com faturamento superior a US $ 2 milhões ou compradores de primeira casa.


Você está fortemente dependente de vendas para alguns grandes clientes? Se sim, como você planeja diversificar suas vendas?


Seus concorrentes


Defina sua competição principal. Quais são as vantagens e desvantagens de seus produtos e serviços em comparação com o seu? Cubra questões como preço, qualidade e distribuição. Em seguida, explique por que os clientes vão comprar o seu produto ou serviço em vez disso (sua vantagem competitiva).


Tenha cuidado de criticar ou subestimar concorrentes.


Especifique seus planos de marketing e vendas


Descreva suas atividades de marketing e vendas propostas e inclua:


Posicionamento


Explicar como você posiciona seu produto ou serviço no mercado. Por exemplo:


Alta qualidade e preço elevado?


Bom valor e durável?


Um produto especializado com uma característica específica?


Quais são os recursos exclusivos de venda do seu produto e quais desses recursos você vai se concentrar?


Política de preços


Qual é a sua política de preços? Explicar como os seus produtos ou serviços são sensíveis aos preços. Olhe para cada produto ou segmento de mercado, por sua vez. Identificar onde você faz seus lucros e onde há margem para aumentar as margens ou as vendas. Explique como você define seus preços de acordo.


Como você promove seu produto ou serviço? Cada segmento de mercado terá um ou dois métodos ótimos, por exemplo, marketing direto, publicidade ou RP. Se você está considerando usar um novo método de promoção, comece em uma pequena escala para testar se ele funciona.


Canais de distribuição


Que canais você usa ou planeja usar, para alcançar seu usuário final? Compare seus canais atuais com as alternativas e anote os canais de distribuição usados ​​por seus concorrentes. Se eles estão usando alguns canais, como a internet, mais eficaz do que o seu negócio, esboço de quaisquer planos que você pode ter para combiná-los.


Métodos de vendas


Analise a eficiência de custo de cada um de seus métodos de venda, por exemplo, televendas, uma força de vendas direta, por meio de um agente ou pela Internet. Se você tiver uma força de vendas diretas, inclua todos os custos ocultos, como o tempo de gerenciamento.


Gestão e pessoal


Definir a estrutura e as competências-chave da sua equipa de gestão e pessoal-chave. Identifique qualquer escassez de habilidades, como habilidades de TI e seus planos para cobri-las. Explique seu plano de recrutamento e treinamento, incluindo escalas de tempo e custos.


Analise sua força de trabalho em termos de números totais e por departamento. Compare os índices de eficiência com concorrentes ou com indústrias similares. Os números úteis podem ser vendas, salários médios, taxas de retenção de empregados e medidas de produtividade.


Seja realista sobre o compromisso ea motivação da força de trabalho e especifique quaisquer planos para melhorar ou manter a motivação. Considere como você sobreviveria à perda de um trabalhador chave.


Operações


Analise a capacidade e eficiência de suas operações e suas melhorias planejadas.


Você possui ou aluga suas instalações? Se você arrendar, você tem segurança de posse ou você está preso em um local impróprio? Quais são as vantagens e desvantagens da localização atual? A empresa deve expandir ou se mover?


Explique como você organiza a produção eo equipamento que você usa. Quão moderno é o equipamento e qual é a capacidade das suas instalações atuais em comparação com a demanda existente e prevista?


Sistemas de informação


Forneça uma visão geral dos sistemas de informações de gerenciamento que você possui, como bancos de dados, redes, servidores e relatórios e processos contábeis. Os seus sistemas são fiáveis ​​e podem lidar com qualquer expansão proposta?


Identificar também qualquer qualidade ou padrões regulatórios que a empresa deve cumprir, incluindo padrões ambientais.


Desempenho financeiro


Suas previsões financeiras traduzem sua estratégia planejada e táticas em números.


Defina as informações financeiras históricas sobre o seu negócio para os últimos três a cinco anos. Break total os números de vendas para baixo em partes componentes. Por exemplo, mostre vendas de diferentes tipos de produtos ou a diferentes tipos de clientes e mostre a margem bruta para cada componente de vendas.


Destaque qualquer despesa de capital importante feita no período e fornecer tanto um balanço atualizado e conta de ganhos e perdas. Explicar as razões para os movimentos de rentabilidade, capital de giro e fluxo de caixa e compará-los com as normas da indústria.


Previsões financeiras


Fornecer previsões para os próximos três anos. Estes devem refletir a complexidade do seu negócio. Uma pequena empresa pode precisar apenas de uma demonstração de lucros e perdas, e de vendas e demonstrações de fluxo de caixa. Um negócio baseado em ativos mais complexo, ou um com requisitos complexos de capital de giro, também precisará de previsões de balanço. Use o mesmo formato que para as informações históricas, para ajudar comparações.


Claramente as suposições por trás de suas previsões. Estes devem amarrar com declarações no resto do plano. Por exemplo, se o plano afirma que o mercado está se tornando mais competitivo, então as margens de lucro provavelmente estará caindo. Olhe para as tendências gerais dos números históricos e de previsão. Eles são críveis? As previsões permitem fazer face a possíveis problemas e atrasos?


Se você está levantando financiamento, use a previsão de fluxo de caixa para prever suas necessidades de caixa. Adicione um elemento de contingência ao requisito de financiamento apresentado na previsão (geralmente 10% a 20%). Considere o que os picos de meados de mês podem ser e incluem os juros prováveis ​​ou os custos de dividendos de qualquer novo financiamento.


Análise SWOT


Considere incluir uma análise de uma página de Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças em seu plano de negócios, por exemplo:


Os pontos fortes podem incluir marca, qualidade do produto ou gerenciamento.


Pontos fracos podem ser a falta de financiamento ou dependência de alguns clientes.


Oportunidades podem ser demanda crescente ou um concorrente vai busto.


As ameaças podem ser uma desaceleração na economia ou um novo concorrente.


Seja honesto sobre suas fraquezas e as ameaças que você enfrenta. Explicar circunstâncias atenuantes e as ações que você está tomando.


Dirigindo para a frente


Certifique-se de que seu plano de negócios cobre os problemas críticos que farão com que os leitores compreendam como você pretende conduzir seu pequeno negócio.


Destacar os principais ingredientes de seu sucesso futuro e como você vai reforçar a sua posição no mercado. Em seguida, estabeleça seus objetivos gerais de negócios - onde você pretende ser realisticamente em três anos.


Em seguida, decidir sobre uma meia dúzia de objectivos, cada um dos quais fará uma diferença significativa para o futuro do seu negócio. Defina alvos claros e cronogramas para estes para que você saiba exatamente o que você quer alcançar, por quando.


Muitas empresas pensam em termos de:


Renda - mais vendas, melhores margens.


Clientes - novos clientes, maiores níveis de satisfação do cliente.


Produtos - melhoria dos produtos existentes, lançamento de novos produtos.


Recursos Humanos - recrutamento de novos colaboradores, desenvolvimento de novas competências.


A próxima etapa é descobrir como você alcançará esses objetivos, considerando cada aspecto de seu negócio por sua vez e criando um plano de ação passo a passo para ele.


Atualizando o plano


Finalmente, reconheça que as economias, os mercados e o seu próprio negócio continuam mudando - às vezes favoravelmente, às vezes desfavoravelmente. Isso significa que você precisa rever seu plano pelo menos uma vez por ano. O quão bem você fez? Já cumpriu os pontos de referência no plano? Revisar e atualizar seu plano o manterá relevante como um roteiro para seu negócio.


Próximos passos


Use nosso modelo de plano de negócios para desenvolver seu plano.


Por favor, note que este é um guia apenas e não deve substituir conselhos competentes, nem ser tomadas, ou contou como conselhos financeiros ou profissionais. Procure aconselhamento profissional antes de tomar qualquer decisão que possa afectar o seu negócio.


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